Resumo da participação do LabClima no XIII SBCG – Juiz de Fora (MG)

12/11/2018 10:38

Entre 06 e 10 de novembro ocorreu o XIII Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica nas dependências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Juiz de Fora (MG).

O evento foi muito bem organizado pela comissão do XIII SBCG em parceria com a Associação Brasileira de Climatologia (ABClima), contando com diversas conferências, mesas e apresentações orais, além das confraternizações e atividades culturais. As temáticas foram variadas, com estudantes, professores e pesquisadores de diversas partes do Brasil e também do exterior.

Os integrantes do LabClima participaram do evento da seguinte forma:

• Prof. Dr. Alberto E. Franke (GCN/UFSC) – apresentação oral do trabalho completo: A influência dos jatos de baixos níveis da América do Sul no regime pluviométrico do verão no Oeste de Santa Catarina (BRIZOLLA, M.C.; CARDOSO, C.S.; FRANKE, A.E.);
  • Doutorando Maikon P. A. Alves (LabClima/PPGG/UFSC) – apresentação oral do trabalho completo: Análise espacial das chuvas em Florianópolis – SC: o caso de janeiro de 2018 (ALVES, M.P.A.; SILVEIRA, R.B.);
  • Doutorando Rafael Brito Silveira (LabClima/PPGG/UFSC) – apresentação oral do trabalho completo: Normal provisória e a variabilidade das chuvas em Itapoá – SC (SILVEIRA, R.B.; ALVES, M.P.A.);
  • Prof.ª Dr.ª Kátia Spinelli (Uniasselvi/LabClima) – apresentação oral do trabalho completo: Condições meteorológicas dos períodos de estiagem que provocaram desastres na região Oeste catarinense (SPINELLI, K.; NASCIMENTO, R.; FUENTES, M.);
  • Prof. Dr. Pedro Murara (UFFS/LabClima) – palestrante na mesa-redonda ‘Climatologia regional e agroclimatologia: métodos, técnicas e enfrentamentos diante das alterações climáticas’ e homenagem póstuma à Prof.ª Dr.ª Magaly Mendonça;
  • Doutorando Arnaldo de Araújo Ribeiro (LabClima/PPGG/UFSC) – apresentação oral do trabalho completo:  Considerações teóricas: a percepção do risco aos desastres socionaturais e proposta metodológica para a pesquisa de campo em Rio do Sul e Araranguá, Santa Catarina (RIBEIRO, A.A.; NASCIMENTO, R.S.).

Ressalta-se ainda a homenagem feita pelo Prof. Dr. Hugo Romero (UChile) ao final de sua conferência para a Prof.ª Magaly.

Todas as publicações do LabClima você encontra em: http://www.labclima.ufsc.br/trabalhos/.

Os integrantes do LabClima parabenizam todos os organizadores pelo brilhante evento. Até João Pessoa durante o XIV SBCG!

Clique para ampliar