Apresentação
Bem vindo ao Laboratório de Climatologia Aplicada (LabClima) da UFSC.
O LabClima desenvolve suas atividades no Departamento de Geociências da Universidade Federal de Santa Catarina.
Vinculado a linha de pesquisa de Análise Ambiental do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG), realiza pesquisas dos sistemas atmosféricos regionais, estudos dos desastres naturais de origem climática e suas repercussões no ambiente urbano.
Histórico
Criado em decorrência da atuação do Prof. Dr. Carlos Augusto de Figueiredo Monteiro no Curso de Mestrado em Geografia, entre 1986-1990, o LabClima nasce da participação mútua de professores e alunos de graduação e pós-graduação.
A partir de 1993, o LabClima passar a ser coordenado pela Profª Magaly Mendonça, que desenvolve diversas iniciativas objetivando adquirir equipamentos e recursos para o laboratório.
No período de 1997-2002 sob a coordenação da Profª. Maria Lúcia de Paula Herrmann foi editado o primeiro Caderno Geográfico sobre o tema “O Estudo Geográfico do Clima” e o “Levantamentos dos Desastres Naturais causados pelas Adversidades Climáticas no Estado de Santa Catarina período de 1980 a 2000”, em cuja elaboração envolveu professores e alunos da graduação e pós-graduação da UFSC e UDESC, a partir de resgate, levantamentos e organização de dados da Diretoria Estadual de Defesa Civil–DEDC/SC. Este trabalho rendeu uma homenagem do Governo do Estado a referida professora.
Em 2003, por iniciativa da Profª. Maria Lúcia de Paula Herrmann, foram aprovados e financiados pelo governo do Estado, dois projetos “Diagnóstico Ambiental das Áreas de Risco nos Municípios do Estado de Santa Catarina Afetados pelas Adversidades Climáticas” e “Plano de Prevenção e Controle de Desastres Naturais nos Municípios do Estado de Santa Catarina Afetados pelas Adversidades Climáticas”. Com isso, o LabClima recebeu reforço na sua estrutura de equipamento, principalmente de informática e sensoriamento remoto, bem como de pesquisadores e estagiários. Além disso, foi transferido para uma sala mais ampla no Bloco D, sala 202, do prédio destinado pelo CFH ao funcionamento dos Laboratórios e núcleos de pesquisa. Durante o desenvolvimento desses projetos foi criado o Grupo de Estudos em Desastres Naturais (GEDN), cadastrado até o presente momento no CNPq. Ainda em 2004, por iniciativa do grupo foi realizado o primeiro Simpósio Brasileiro de Desastres Naturais (I SIBRADEN), com edições posteriores coordenadas pelo IPT. Além dos anais do referido evento foram publicados o Atlas de Desastres Naturais de Santa Catarina sob a organização de HERRMANN, 2007 e o livro Prevenção de Desastres Naturais – Conceitos Básicos, de autoria de KOBIYAMA, MENDONÇA et all., 2006, além de inúmeros artigos publicados em anais de eventos e periódicos indexados.
A partir de 2003, voltando à coordenação da Profª. Magaly Mendonça manteve-se um projeto de ensino-pesquisa-extensão junto às disciplinas de graduação o que passou a despertar interesse pelo desenvolvimento de pesquisas sobre o tema de climatologia tanto na graduação como na pós-graduação, em temas de variabilidade climática, clima urbano, clima e saúde e desastres socionaturais. Durante a coordenação da Profª. Magaly o LabClima desenvolveu projetos em diversas temáticas, ganhou notoriedade nacional junto à Associação Brasileira de Climatologia (ABClima) e inserção internacional por meio de parcerias com países da América Latina através da Red Latinoamericana de Metánalisis Científico de los Desastres Socionaturales (MECIDES) que sediou no ano de 2013 o I Seminário Internacional de Investigações sobre Vulnerabilidade dos Desastres Socionaturais que ocorreu na UFSC, Florianópolis.
No ano de 2014, o grupo LabClima é acometido com a notícia de problemas de saúde da Profª. Magaly Mendonça. No dia 24 de outubro de 2016 a Profª Magaly se despede do grupo por conta de sua aposentadoria compulsória e informa que o LabClima passa a ser coordenado pelo Prof. Dr. Alberto E. Franke. Dias depois, em 05 de novembro de 2016 a Profª Magaly descansa depois de dois anos em luta contra um câncer.
Texto com colaboração de: Prof. Dr. Pedro Murara.