Finalizado o Simpósio “Impactos dos cenários futuros de mudanças climáticas na agropecuária e na saúde pública catarinense”

21/09/2018 11:25

Entre os dias 18 e 20 realizou-se nas dependências do Anexo E do CFH/UFSC em Florianópolis o Simpósio “Impactos dos cenários futuros de mudanças climáticas na agropecuária e na saúde pública catarinense”.

O evento contou com a participação de diversos professores (as) e pesquisadores (as) de distintas instituições do Brasil: UFPR, UNIFEI, INPE, CEMADEN, Embrapa Florestas, EPAGRI/CIRAM, UFLA, UFG, FUNDACENTRO e UFSC. Além destes, o simpósio contou também com a participação do Sr. Airton Spies (Secretário de Estado da Agricultura e da Pesca de SC), do Sr. Claudio Post (Presidente da FECOAGRO) e de representantes da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) de Santa Catarina, mais especificamente da Srta. Fernanda Melo (DIVE/SC) e Srta. Raquel Bittencourt (Diretora da DIVE/SC). A interação entre pesquisadores, representantes do estado, iniciativa privada e público geral rendeu bons debates com relação aos temas estabelecidos para o simpósio.

A organização se manifesta com felicidade pelo elevado nível das discussões e também pelas novas oportunidades. Certamente o debate sobre as mudanças climáticas e seus possíveis impactos para Santa Catarina foi muito rico e, por meio do evento, foi possível vislumbrar possíveis cenários futuros para o território catarinense, bem como frentes de preparo, soluções que já ocorrem e também novos desafios para a sociedade.

O simpósio contou com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC), Federação das Cooperativas Agropecuárias de Santa Catarina (FECOAGRO) e Agrosatélite Geotecnologia Aplicada. A organização ficou por conta do LabClima da UFSC e da FUNDACENTRO (Centro Estadual de SC).

Agradecemos profundamente a colaboração de todos, especialmente aos convidados e aos participantes do evento.

Para acessar as fotos do evento: (Clique aqui).

Em breve divulgaremos os vídeos das falas proferidas pelos convidados e também suas respectivas apresentações.

Nosso muito obrigado!

 

Mesa de abertura do evento.