Inundações e as influências das variabilidades de baixa frequência no Chile e na costa catarinense foram tema de defesa de mestrado

22/03/2017 19:31

Ontem (21) a mais nova mestra Bárbara de Aguiar Dutra (PPGG/UFSC), integrante do LabClima – GCN/UFSC e membro do Grupo de Estudos de Desastres Socionaturais (GEDN), obteve conceito máximo em sua defesa de mestrado. A pesquisa intitulada: Inundações e influência das variabilidades de baixa frequência nas regiões de Copiapó (Atacama, Chile) e Itajaí (Santa Catarina, Brasil), foi orientada pela Prof.ª Dr.ª Magaly Mendonça (in memoriam) e pela Prof.ª Dr.ª Rosemy da Silva Nascimento, com coorientação do Prof. Dr. Alberto E. Franke.

Além da Prof.ª Rosemy e do Prof. Franke, estiveram na banca para avaliar a pesquisa, os professores: Dr. Maurici A. MonteiroDr. Rosandro B. Minuzzi e o Dr. Hugo Romero (via vídeo-conferência).

Bárbara, oceanógrafa de formação, de forma geral, fez uma análise das TSM ao longo de alguns episódios impactantes de inundações, com levantamento e caracterização das mesmas em um período de 31 anos para ambas as áreas, analisando cinco casos de extrema importância; correlacionando com os índices de variabilidades de baixa frequência, como: ENOS, ODP e AAO.

Em breve a pesquisa estará disponível para consulta no site da Biblioteca Universitária da UFSC e também na aba publicações do site do LabClima.

defesa barbara

Prof. Dr. Hugo Romero via vídeo-conferência, a nova mestra em Geografia e banca avaliadora da pesquisa. Da esq. para dir.: Prof. Dr. Alberto E. Franke, Prof. Dr. Maurici A. Monteiro, Ma. Bárbara de Aguiar Dutra, Prof.ª Dr.ª Rosemy Nascimento e Prof. Dr. Rosandro B. Minuzzi (clique para ampliar).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

IMG_6463

Bárbara durante sua apresentação.