Dr. Maurici A. Monteiro será o palestrante que encerrará o 1º Ciclo de Palestras em Climatologia – LabClima

16/11/2016 15:34

O Prof. Dr. Maurici A. Monteiro será o 5º e último palestrante do 1º Ciclo de Palestras em Climatologia – LabClima.

Maurici é formado em Meteorologia Aeronáutica pela Escola de Especialistas de Aeronáutica (1980); bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) (1993); mestre em Geografia pela UFSC (1997); especialista em Meteorologia pela UFPel (2003) e doutor em Geografia pela UFSC (2007).

O título da palestra será: “Sistemas Meteorológicos atuantes no sul do Brasil: frequência sazonal e anomalias”. Segue um breve resumo sobre a temática: “A Região Sul do Brasil possui uma dinâmica atmosférica distinta das demais regiões brasileiras. Os sistemas meteorológicos que atuam no decorrer do ano são: frentes, cavados invertidos, alta pressão, baixa pressão (térmica, dinâmica, ciclone extratropical, sistema convectivo), zona de convergência do Atlântico Sul, bloqueios atmosféricos, Alta da Bolívia, vórtices ciclônicos, jatos e cavados em altitude. Esses sistemas apresentam atuações diretas ou indiretas relacionadas às estações do ano e são responsáveis pelas condições climáticas do sul do Brasil. Entretanto, essa dinâmica tem sofrido constantes variações provocadas por fenômenos como o El Niño-Oscilação Sul (ENOS), resultando em condições climáticas adversas, com reflexo em estiagem, secas, inundações, enchentes e enxurradas”.

A organização do 1º Ciclo de Palestras já está se programando para o realização do 2º, que ocorrerá a partir do início do semestre letivo em 2017.

*Haverá emissão de certificado. 

*Caso a ocupação do CFH permaneça, avisaremos com antecedência qual o futuro da palestra.

cartaz ciclo de palestras Palestra5

Cartaz da palestra (clique para ampliar).