UFSC » LabClima
Laboratório de Climatologia Aplicada

Prof. Dr. Maurici A. Monteiro abrirá o 2º Ciclo de Palestras em Climatologia – LabClima/UFSC
Publicado em 03/04/2017 às 17:43

Após o 1º Ciclo de Palestras em Climatologia, promovido pelo LabClima – GCN/UFSC no segundo semestre de 2016, o 2º Ciclo terá início no mês de abril.

O primeiro palestrante convidado será o Prof. Dr. Maurici A. Monteiro, que abordará o tema “Sistemas Meteorológicos atuantes em Santa Catarina: frequência sazonal e anomalias”.

Vale ressaltar que todos os participantes receberão certificados de participação. As inscrições serão realizadas no local e dia da palestra.

Breve resumo do assunto abordado:

“Santa Catarina é um estado que possui uma dinâmica atmosférica singular. Os sistemas meteorológicos que atuam no decorrer do ano são: frentes, cavados invertidos, alta pressão, baixa pressão (térmica, dinâmica, ciclone extratropical, sistema convectivo), zona de convergência do Atlântico Sul, bloqueios atmosféricos, Alta da Bolívia, vórtices ciclônicos, jatos e cavados em altitude. Esses sistemas apresentam atuações diretas ou indiretas relacionadas as estações do ano e são responsáveis pelas condições climáticas do sul do Brasil. Entretanto, essa dinâmica tem sofrido constantes variações provocadas por fenômenos como o El Niño-Oscilação Sul (ENOS), resultando em condições climáticas adversas, com reflexo em estiagem, secas, inundações, enchentes e enxurradas”.

PalestraMaurici

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Contamos com a sua presença!

Inundações e as influências das variabilidades de baixa frequência no Chile e na costa catarinense foram tema de defesa de mestrado
Publicado em 22/03/2017 às 19:31

Ontem (21) a mais nova mestra Bárbara de Aguiar Dutra (PPGG/UFSC), integrante do LabClima – GCN/UFSC e membro do Grupo de Estudos de Desastres Socionaturais (GEDN), obteve conceito máximo em sua defesa de mestrado. A pesquisa intitulada: Inundações e influência das variabilidades de baixa frequência nas regiões de Copiapó (Atacama, Chile) e Itajaí (Santa Catarina, Brasil), foi orientada pela Prof.ª Dr.ª Magaly Mendonça (in memoriam) e pela Prof.ª Dr.ª Rosemy da Silva Nascimento, com coorientação do Prof. Dr. Alberto E. Franke.

Além da Prof.ª Rosemy e do Prof. Franke, estiveram na banca para avaliar a pesquisa, os professores: Dr. Maurici A. MonteiroDr. Rosandro B. Minuzzi e o Dr. Hugo Romero (via vídeo-conferência).

Bárbara, oceanógrafa de formação, de forma geral, fez uma análise das TSM ao longo de alguns episódios impactantes de inundações, com levantamento e caracterização das mesmas em um período de 31 anos para ambas as áreas, analisando cinco casos de extrema importância; correlacionando com os índices de variabilidades de baixa frequência, como: ENOS, ODP e AAO.

Em breve a pesquisa estará disponível para consulta no site da Biblioteca Universitária da UFSC e também na aba publicações do site do LabClima.

defesa barbara

Prof. Dr. Hugo Romero via vídeo-conferência, a nova mestra em Geografia e banca avaliadora da pesquisa. Da esq. para dir.: Prof. Dr. Alberto E. Franke, Prof. Dr. Maurici A. Monteiro, Ma. Bárbara de Aguiar Dutra, Prof.ª Dr.ª Rosemy Nascimento e Prof. Dr. Rosandro B. Minuzzi.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

IMG_6463

Bárbara durante sua apresentação.

Membros do LabClima publicam novo artigo em periódico suíco
Publicado em 03/03/2017 às 13:13

Na última quinta-feira (02) os membros do LabClima – UFSC: Maikon P. A. Alves (doutorando PPGG/UFSC), Rafael Brito Silveira (doutorando PPGG/UFSC), Prof. Dr. Alberto E. Franke (coordenador do LabClima) e o Prof. Dr. Rosandro B. Minuzzi (Labclimagri - CCA/UFSC) publicaram no periódico suíço Climate o artigo intitulado: The Influence of the Antarctic Oscillation (AAO) on Cold Waves and Occurrence of Frosts in the State of Santa Catarina, Brazil. O artigo faz parte dos estudos que parcela dos integrantes do LabClima desenvolvem na temática das ondas de frio (frio extremo) em Santa Catarina.

Para saber mais sobre a publicação basta acessar: http://www.mdpi.com/2225-1154/5/1/17.

Artigo Climate

Homenagem dos formandos 2016.2 – Turma “Magaly Mendonça”
Publicado em 17/02/2017 às 12:34

Ontem (16) os formandos em bacharelado e licenciatura de Geografia da UFSC prestaram uma bela homenagem à Prof.ª Magaly Mendonça. Os alunos e alunas homenagearam a querida e saudosa professora com o nome da turma, conforme pode ser visto abaixo no convite para a colação.

Certamente todos os familiares, amigos, climatólogos brasileiros e membros do LabClima se sentem muito honrados pela lembrança.

Obrigado, em nome do LabClima, aos novos geógrafos da turma 2016.2 pela bela lembrança.

16521955_1227919157293878_1266513385_n

Palestra com o Prof. Dr. Maurici Monteiro cancelada
Publicado em 23/11/2016 às 15:37

comunicado LabClimaJPEG

Dr. Maurici A. Monteiro será o palestrante que encerrará o 1º Ciclo de Palestras em Climatologia – LabClima
Publicado em 16/11/2016 às 15:34

O Prof. Dr. Maurici A. Monteiro será o 5º e último palestrante do 1º Ciclo de Palestras em Climatologia – LabClima.

Maurici é formado em Meteorologia Aeronáutica pela Escola de Especialistas de Aeronáutica (1980); bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) (1993); mestre em Geografia pela UFSC (1997); especialista em Meteorologia pela UFPel (2003) e doutor em Geografia pela UFSC (2007).

O título da palestra será: “Sistemas Meteorológicos atuantes no sul do Brasil: frequência sazonal e anomalias”. Segue um breve resumo sobre a temática: “A Região Sul do Brasil possui uma dinâmica atmosférica distinta das demais regiões brasileiras. Os sistemas meteorológicos que atuam no decorrer do ano são: frentes, cavados invertidos, alta pressão, baixa pressão (térmica, dinâmica, ciclone extratropical, sistema convectivo), zona de convergência do Atlântico Sul, bloqueios atmosféricos, Alta da Bolívia, vórtices ciclônicos, jatos e cavados em altitude. Esses sistemas apresentam atuações diretas ou indiretas relacionadas às estações do ano e são responsáveis pelas condições climáticas do sul do Brasil. Entretanto, essa dinâmica tem sofrido constantes variações provocadas por fenômenos como o El Niño-Oscilação Sul (ENOS), resultando em condições climáticas adversas, com reflexo em estiagem, secas, inundações, enchentes e enxurradas”.

A organização do 1º Ciclo de Palestras já está se programando para o realização do 2º, que ocorrerá a partir do início do semestre letivo em 2017.

*Haverá emissão de certificado. 

*Caso a ocupação do CFH permaneça, avisaremos com antecedência qual o futuro da palestra.

cartaz ciclo de palestras  Palestra5

Nota de pesar
Publicado em 05/11/2016 às 13:22

Os membros do Laboratório de Climatologia Aplicada – LabClima do Departamento de Geociências da UFSC, comunicam com pesar o falecimento nesta manhã da Prof.ª e orientadora Magaly Mendonça. O velório será hoje (05/11), das 11h às 17h, no Crematório Catarinense, BR 101, Km 217, número 1674, Palhoça. Todos os seus amigos (as) e orientandos (as) do laboratório sentem profundamente o ocorrido. Estamos sem chão neste momento e não há muitas palavras agora.

A climatologia catarinense e brasileira sentirá muito a sua falta.

1091141_196960450479742_1369922661_o

Prof.ª Dr.ª Magaly Mendonça em um dos seus trabalhos de campo no Japão.

 

Membros do LabClima – PPGG/UFSC recebem destaque no XII Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica
Publicado em 01/11/2016 às 21:32

O trabalho completo dos doutorandos Maikon Passos Amilton Alves e Rafael Brito Silveira, junto com o Prof. Dr. Alberto E. Franke foi premiado como 2º lugar dentro das mais de 200 pesquisas apresentadas na sessão oral do XII Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica (SBCG), realizado em Goiânia, entre 25 e 29 de outubro de 2016. O título da pesquisa é: “Correlação das ondas de frio invernais e as ocorrências de geada no estado de Santa Catarina – Brasil”, fazendo parte de uma das temáticas desenvolvidas dentro do laboratório. Os doutorandos são integrantes do LabClima, orientados pela Prof.ª Dr.ª Magaly Mendonça e integram a linha de pesquisa em Análise Ambiental.

Os doutorandos agradecem o apoio do PPGG UFSC pelo financiamento dos mesmos na participação do evento.

Mais informações: http://www.abclima.ggf.br/sbcg2016/.

dfdsfs

Da esq. para dir.: Prof. Dr. Alberto E. Franke, Maikon P. A. Alves e Rafael Brito Silveira.

Membros do LabClima participam do XII Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica (XII SBCG) em Goiânia
Publicado em 30/10/2016 às 19:48

Na última sexta-feira (28) foi encerrado o XII Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica (XII SBCG), realizado em Goiânia.

Estiveram presentes, representando o LabClima – UFSC e o PPGG, os alunos de doutorado: Pedro Murara, Maikon P. A. Alves, Kátia Spinelli, Rafael Brito Silveira e Arnaldo de Araújo Ribeiro. Os estudantes, em consenso, apontam que o evento foi muito proveitoso, com grandes debates em torno de temas atuais da climatologia geográfica brasileira e mundial. Além da participação, os doutorandos também apresentaram trabalhos nas sessões orais do simpósio. Os trabalhos completos do evento podem ser visualizados no link: Anais do XII SBCG.

O LabClima – UFSC foi destaque no evento durante a assembleia geral da ABClima (Associação Brasileira de Climatologia), momento em que os representantes discutem diversos temas sobre a climatologia no país e as ações da entidade. Os membros da diretoria destacaram e elogiaram a realização do Ciclo de Palestras em Climatologia organizado pelo LabClima – UFSC, inclusive sugerindo aos outros laboratórios das diversas universidades brasileiras que pensem em ações semelhantes.

Os estudantes do LabClima – UFSC parabenizam a organização do XII SBCG, bem como a ABClima e agradecem ao apoio do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG) da UFSC pelo auxílio na participação de todos.

Abaixo algumas fotos da participação do grupo:

12sbcg

Doutorandos do PPGG/UFSC e membros do LabClima, assistindo o Prof. Dr. João Lima Sant’Anna Neto (Unesp).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

labclima_novoJPEG

Apresentação oral dos doutorandos LabClima no XII SBCG em Goiânia.

Orientação coletiva LabClima – GCN/UFSC
Publicado em 24/10/2016 às 20:16

Hoje (24) a Prof.ª Dr.ª Magaly Mendonça esteve presente no LabClima – GCN/UFSC para uma orientação coletiva com seus orientandos (as).

A conversa foi muito boa e certamente todos os seus orientados (as) ficaram muito contentes em vê-la.

Os registros felizes ficam aqui em tom de confraternização:

FullSizeRender

Prof.ª Dr.ª Magaly Mendonça com seus orientandos (as). Da esq. para dir.: Rafael Brito Silveira, Pedro Murara, Kátia Spinelli, Prof.ª Magaly Mendonça, Maikon Passos Amilton Alves (embaixo), Bárbara de Aguiar Dutra e Arnaldo de Araújo Ribeiro.

IMG_5339

  • Administradores do Site
  • 1960 - 2015 - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) | Central Telefônica - (48) 3721-9000 |
  • Última atualização do site foi em 18 de abril 2017 - 16:35:33
SeTIC
Páginas UFSC