Eventos extremos de precipitação no Sul do Brasil foram tema de defesa de doutorado

21/11/2017 11:54

Ontem (20) a mais nova doutora Camila de Souza Cardoso (PPGG/UFSC), integrante do LabClima – GCN/UFSC e membro do Grupo de Estudos de Desastres Socionaturais (GEDN), obteve conceito máximo em sua defesa de doutorado. A pesquisa intitulada: Abrangência e persistência dos eventos extremos de precipitação no Sul do Brasil: El Niño Oscilação Sul e padrões atmosféricos, foi orientada pela Prof.ª Dr.ª Magaly Mendonça (in memoriam) e pela Prof.ª Dr.ª Carla Van Der Haagen Custodio Bonetti (GCN/UFSC), com coorientação do Prof. Dr. Mário Francisco Leal de Quadro (IFSC).

Além da Prof.ª Carla e do Prof. Mário, estiveram na banca para avaliar a pesquisa, os professores: Dr. Maurici A. Monteiro (UNISUL), Dr. Rosandro B. Minuzzi (CCA/UFSC), Dr. Hugo Romero (UChile) e a meteorologista Maria Laura Guimarães Rodrigues (Epagri/Ciram).

Camila, meteorologista de formação e mestre em geografia, como objetivo geral, analisou os eventos extremos de precipitação caracterizando-os conforme sua persistência e abrangência, verificando a influência do fenômeno El Niño Oscilação Sul e os padrões atmosféricos relacionados para o Sul do Brasil.

Confira o RESUMO na íntegra: “A região Sul do Brasil em função de sua localização geográfica é caracterizada pela diversidade de sistemas meteorológicos que atuam o ano inteiro, resultando em condições adversas de tempo. Períodos com excesso de precipitação em qualquer época do ano muitas vezes resultam em desastres que trazem diversos prejuízos econômicos e sociais. Este trabalho analisa os eventos extremos de precipitação caracterizando-os conforme sua persistência e abrangência, verificando a influência do fenômeno El Niño Oscilação Sul e os padrões atmosféricos relacionados. A metodologia aplicada nas séries temporais diárias de dados em ponto de grade permitiu classificar os eventos extremos em dois grupos principais, denominados como Chuva Intensa e Chuva Persistente, para um período de 37 anos (1979-2015). O desenvolvimento de um algoritmo computacional permitiu a identificação e conhecimento da abrangência espacial dos eventos extremos de precipitação, os quais foram classificados em caráter abrangente e não-abrangente, resultando quatro grupos de chuvas identificados conforme os critérios de intensidade, persistência e abrangência. A análise de compostos atmosféricos e anomalias aplicada à nova geração de dados de reanálise ERA-INTERIM permitiu identificar os sistemas atmosféricos responsáveis por ocasionar tais eventos. Os resultados mostraram que o verão é a estação preferencial para ocorrência de eventos extremos em todas categorias analisadas, os quais são fortemente influenciados pelo fenômeno El Niño. Um maior número de eventos ocorre entre o norte do Rio Grande do Sul e o Paraná, e para os casos de Chuva Persistente o litoral de Santa Catarina se mostra uma região favorável, a este tipo de evento. O estado de Santa Catarina até o sul do Paraná são regiões propícias a ocorrências de eventos Persistentes e Abrangentes na fase neutra do fenômeno, sendo que a Grande Florianópolis apresentou um maior número de casos durante os períodos de La Niña. Os principais ingredientes atmosféricos para ocorrência de eventos extremos com caráter abrangente são a disponibilidade de umidade nas camadas mais baixas da troposfera, juntamente com o jato de altos níveis e um cavado em médios níveis“.

Em breve a pesquisa estará disponível para consulta no site da Biblioteca Universitária da UFSC e também na aba publicações do site do LabClima.

 

Clique para ampliar! Da esq. p/ dir.: Prof.ª Dr.ª Carla; Prof. Dr. Rosandro (ao fundo); Dr.ª Laura Rodrigues; Dr.ª Camila de Souza Cardoso; Prof. Dr. Maurici e; Prof. Dr. Hugo Romero.

 

Clique para ampliar! A mais nova doutora durante sua defesa de tese.