Boas-vindas aos calouros e muita emoção durante o lançamento do 36º Cadernos Geográficos – em homenagem à Prof.ª Dr.ª Magaly Mendonça

19/09/2017 17:29

Nesta segunda-feira (18) aconteceu nas dependências do auditório do CFH/UFSC, em Florianópolis, o Lançamento do 36º Cadernos Geográficos, intitulado: Investigações climáticas em eventos extremos: análises socionaturais – “Homenagem à Prof.ª Dr.ª Magaly Mendonça”. Além de ser também a Aula Inaugural do Curso de Geografia 2017.02, com a palestra: Topoclimatología cultural andina: la Geografia y el cambio climático, ministrada pelo Prof. Dr. Hugo Romero (UChile).

O evento foi muito emocionante por se tratar de uma homenagem póstuma à Prof. Magaly, que durante longos anos trabalhou com Climatologia Geográfica e Desastres. A saudosa Prof. Magaly também foi coordenadora do LabClima – UFSC, do GEDN e ministrou a disciplina de Climatologia, entre outras, no Departamento de Geociências da UFSC.

Além dos graduandos do curso de Geografia, na plateia estavam amigos de longa data da professora, ex-alunos, ex-orientandos, colegas, admiradores e estudantes/pesquisadores de outras áreas do conhecimento interessados em ouvir ao Prof. Hugo e confraternizar.

O evento contou com a participação do Prof. Dr. José Messias Bastos (LABEUR/GCN/UFSC), que fez uma apresentação do Cadernos Geográficos, trazendo a tona grandes contribuições de geógrafos e demais pesquisadores que já publicaram na revista; o professor ainda deu as boas-vindas aos calouros e abriu o evento. O Prof. Dr. Alberto E. Franke (GCN/UFSC), atual coordenador do LabClima e um dos idealizadores do evento, fez uma breve explanação dos depoimentos e artigos científicos que compõem esta edição do periódico. Posteriormente, foi a vez do Prof. Dr. Hugo Romero proferir a brilhante palestra e arrancar elogios dos participantes, bem como muita emoção de todos ao lembrar o público das contribuições da Prof. Magaly e também ao mostrar suas fotos durante suas pesquisas de pós-doutoramento no Chile.

Certamente o LabClima agradece a todos os participantes, a todos organizadores, aos que contribuíram com a construção do 36º Cadernos Geográficos e, especialmente, ao LABEUR – UFSC. Sem o convite do LABEUR por meio do Prof. José Messias Bastos e do doutorando Edson de Morais Machado, esta homenagem não teria se concretizado desta maneira tão bela.

Nossos cordeais agradecimentos a todos que fizeram parte deste grande dia de muitas emoções.

Aproveitamos para divulgar o link da versão digital do 36º Cadernos Geográficos: http://cadernosgeograficos.ufsc.br/files/2017/09/Caderno-Geogr%C3%A1fico-36.pdf. Para quem quiser obter uma cópia impressa do material, basta acessar: http://cadernosgeograficos.ufsc.br/aquisicao/.

Organização do 36º Cadernos Geográficos: Prof. Dr. Alberto E. Franke (GCN/UFSC), João A. Zavattini (Prof. Colaborador do PPGG/UFSC), Maikon P. A. Alves (PPGG/UFSC) e Rafael Brito Silveira (PPGG/UFSC).

Idealização: LABEUR – UFSC e LabClima – UFSC.

Editoração: José Messias Bastos e Edson de Morais Machado.

Confiram algumas fotos (clique para ampliar):

Da esq. para dir.: Prof. Dr. Alberto E. Franke, Prof. Dr. José Messias Bastos e Prof. Dr. Hugo Romero.

Público atento.

Público acompanhando a palestra do Prof. Hugo Romero.

Prof.ª Dr.ª Maria Lúcia de Paula Herrmann (esq.) prestigiando.

Prof. Dr. Hugo Romero.

Participantes do evento conversando com o Prof. Hugo, momento para ampliar a rede de contatos e amizades.

Confraternização pós-palestra.