Membros do LabClima – UFSC participam do XVII Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada (XVII SBGFA) em Campinas

03/07/2017 15:37

No último domingo (02) teve encerramento o XVII Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada realizado em Campinas – SP.

Maikon P. A. Alves, Rafael Brito Silveira e o Prof. Dr. Pedro Murara (LabClima/UFSC – UFFS), membros do LabClima, participaram do evento, representando o laboratório e também a UFSC.

O evento foi muito enriquecedor, com grandes palestras em diversas áreas do conhecimento da geografia física. Foram cinco dias de evento, incluindo minicursos, saídas de campo, apresentações orais, pôsteres, palestras, homenagens, mesas-redondas e conferências nacionais e internacionais. O evento ocorreu nas dependências da Unicamp.

O doutorando Maikon P. A. Alves (PPGG/UFSC) apresentou o trabalho intitulado: Influência do fenômeno ENOS nas ondas de frio e episódios de geadas em Santa Catarina, com coautoria do Prof. Dr. Rosandro B. Minuzzi e Rafael Brito Silveira. O também doutorando Rafael Brito Silveira (PPGG/UFSC) apresentou o trabalho: Contabilização das ondas de frio em Curitiba – Paraná, que tem como coautores: Geisa Silveira da Rocha (LaboClima/UFPR) e Maikon P. A. Alves.

O Prof. Dr. Marcelo Accioly Teixeira de Oliveira e  o Prof. Dr. Norberto Olmiro Horn Filho,  participaram de diferentes mesas-redondas representando o Departamento de Geociências e o Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFSC.

Em breve os trabalhos completos apresentados pelos doutorandos estão disponíveis no site do evento e também na aba “Publicações” do site do LabClima.

Rafael Brito Silveira e Maikon P. A. Alves no XVII SBGFA na Unicamp.

Doutorando Rafael Brito Silveira apresentando seu trabalho. Eixo 3: Climatologia em diferentes níveis escalares: mudanças e variabilidades.

Doutorando Maikon P. A. Alves explicando os resultados da pesquisa.

Maikon e Rafael participando do minicurso: A Antártica e o clima na América do Sul: novas perspectivas. Ministrado pelo Prof. Dr. Francisco E. Aquino (UFRGS) e a Dr.ª Venisse Schossler (UFRGS).