Prof. Dr. Maurici A. Monteiro abrirá o 2º Ciclo de Palestras em Climatologia – LabClima/UFSC

03/04/2017 17:43

Após o 1º Ciclo de Palestras em Climatologia, promovido pelo LabClima – GCN/UFSC no segundo semestre de 2016, o 2º Ciclo terá início no mês de abril.

O primeiro palestrante convidado será o Prof. Dr. Maurici A. Monteiro, que abordará o tema “Sistemas Meteorológicos atuantes em Santa Catarina: frequência sazonal e anomalias”.

Vale ressaltar que todos os participantes receberão certificados de participação. As inscrições serão realizadas no local e dia da palestra.

Breve resumo do assunto abordado:

“Santa Catarina é um estado que possui uma dinâmica atmosférica singular. Os sistemas meteorológicos que atuam no decorrer do ano são: frentes, cavados invertidos, alta pressão, baixa pressão (térmica, dinâmica, ciclone extratropical, sistema convectivo), zona de convergência do Atlântico Sul, bloqueios atmosféricos, Alta da Bolívia, vórtices ciclônicos, jatos e cavados em altitude. Esses sistemas apresentam atuações diretas ou indiretas relacionadas as estações do ano e são responsáveis pelas condições climáticas do sul do Brasil. Entretanto, essa dinâmica tem sofrido constantes variações provocadas por fenômenos como o El Niño-Oscilação Sul (ENOS), resultando em condições climáticas adversas, com reflexo em estiagem, secas, inundações, enchentes e enxurradas”.

PalestraMaurici

Cartaz da palestra (clique para ampliar).

 

 

 

 

 

 

 

 

Contamos com a sua presença!Após o 1º Ciclo de Palestras em Climatologia, promovido pelo LabClima – GCN/UFSC no segundo semestre de 2016, o 2º Ciclo terá início no mês de abril.